Aikido
O Aikido é conhecido como “A Via Da Paz”.
Para além de ser uma arte marcial japonesa que forja a capacidade de defesa pessoal, o Aikido desenvolve o sentido humanista dos praticantes, uma vez que esta Arte não deseja a destruição do adversário e desenvolve as capacidades de confiança e autoconhecimento na assunção de uma personalidade própria do indivíduo. O desenvolvimento da coordenação motora, do sentimento de segurança física, da autoconfiança e da capacidade de concentração são também objectivos inerentes à prática da modalidade, dinamizada pelo presidente da Associação Aikido Iwama Ryu Portugal.
Judo
O Judo ou “Caminho da Suavidade” é uma arte marcial cujos principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal utilizando a força e o equilíbrio do opositor contra si próprio. A prática desta modalidade permite uma saudável estimulação das capacidades físicas e mentais que visam o fortalecimento do corpo e o aperfeiçoamento do espírito, aumentando a autoconfiança e simultaneamente o autodomínio. Esta atividade dirige-se a todos e conta com a presença de um mestre credenciado pela Federação Portuguesa de Judo.
Karaté
O “Karaté-do” é uma arte marcial de origem japonesa que tem como objectivo principal formar o carácter do praticante. “Karaté-do” significa caminho das mãos vazias, é uma forma de Budo (caminho do guerreiro), uma arte marcial japonesa originária de Okinawa, que foi introduzida nas principais ilhas do arquipélago japonês em 1922. O Karaté enfatiza as técnicas de defesa e ataque e técnicas de luta avançada.
O Karaté, modalidade que se dirige a todos e é dinamizada por uma equipa de técnicos liderada por um sensei com o 5º Dan (grau de cinturão negro), membro do Conselho Técnico Nacional da Jundokan Internacional de Portugal (entidade de certificação internacional – Goju-Ryu) visa fomentar, por um lado, a disciplina, a concentração, o método, o autocontrolo, o autoconhecimento e enfoque nos objectivos, e por outro, a promoção da prática do desporto através da vertente desportiva do Karaté, o aumento da coordenação psicomotora e da velocidade de reacção, da capacidade de resistência física e mental, da flexibilidade e da velocidade.
Badminton
O badmington é um desporto individual ou de duplas, semelhante ao ténis e ao voleibol de praia, praticado com uma raquete e um volante. Este desporto existe há mais de 2000 anos, sendo, no entanto, uma novidade na nossa escola.
Ténis de Mesa
Tendo nascido em Inglaterra no século XIX, este desporto tem vindo a adquirir cada vez mais adeptos pelas suas características e progressiva notoriedade. Esta é uma actividade desenvolvida em parceria com a Associação de Ténis de Mesa de Évora e visa dar a conhecer a modalidade, fomentar boas práticas de cumprimento de regras e capacidades como a coordenação motora, velocidade, reflexos e concentração, destinando-se a todos os interessados.
Trampolins
A cama elástica circense, usada desde a Idade Média, é a provável origem da ginástica de trampolins. Porém, as bases deste desporto nasceram em 1936, quando o norte-americano George Nissen patenteou a primeira cama elástica.
A modalidade, destinada a todos os alunos, é uma disciplina da ginástica artística e procura desenvolver capacidades físicas e coordenativas nas crianças de forma lúdica e agradável, proporcionadas por sensações únicas através das superfícies elásticas.
Com a regularidade de duas vezes por semana, esta actividade é leccionada pelo professor Hélder Santos, treinador de Grau I e detentor de dois títulos nacionais.
Xadrez
O Xadrez, enquanto jogo de estratégia, estimulador do raciocínio e da lógica, não é só um jogo, não é só uma arte e nem é só uma ciência. O xadrez é a mistura de todos estes elementos. E é por esse e muitos outros motivos que o xadrez deve ter lugar na nossa escola. Esta será uma actividade a desenvolver em parceria com a Federação Portuguesa de Xadrez e visa desenvolver o autocontrolo psicofísico, a avaliação da estrutura e resolução de problemas, a capacidade de pensar com profundidade, abrangência, criatividade, imaginação, rapidez e objectividade, destinando-se a todos os interessados.